quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SER PROFESSOR !!!!!!!

Gostaria de escrever sobre o que é SER PROFESSOR  mas não queria copiar e colar textos de outras páginas nem tampouco de grandes pensadores. Queria   apenas  escrever sobre essa profissão que me parece ser tão diferente das demais e ao mesmo tempo tão igual. E tampouco queria escrever sobre esse SER maravilhoso que está presente em grande parte de nossa vida, somente no dia 15 de outubro. Quando optei por trabalhar em uma sala de aula não imaginava que fascinante seria esse mundo dentro de quatro paredes, que descobertas eu poderia fazer lá dentro desse mundo juntamente com outros indivíduos.
A minha primeira vez como professora foi surpreendentemente porque eu não sabia o que encontraria diante dos meus olhos....rostinhos assustados com a minha figura, carinhas felizes, cabeças cabisbaixas, olhos marejados de lágrimas e seres me esperando para dar um pouquinho de mim para eles.
Acredito que toda a primeira vez do professor tenha esse sentido... a gente não sabe se é medo, solta um suspiro profundo e diz: Crianças meu nome é.... e serei a professora de vocês neste ano. A magia de ser professor começa ali, naquela hora, naquele exato momento.
Professor, mestre, tenha lá quantos nomes, mas o essencial é AMOR...por tudo o que pode transformar dentro daquele mundo em quatro paredes.
A gente ensina mas aprende muito mais porque re-descobre os valores já perdidos lá da infância como respeito pelo outro, paciência, humildade e a gente acaba sofrendo junto com eles tudo o que eles sofrem.
E a primeira vez que você escuta o aluno so-le-trar aquela palavrinha, lendo gostoso e quando você solta da mão dele e ele vai escrevendo uma outra história na tua vida. E quando ele diz bem baixinho: Professora! Eu te amo! Não dá para descrever o que a gente sente. E nem prescrever como se fosse uma receita médica,  calcular como se fossem números, nada! A emoção é tanta que você dá pulinhos, bate palma, sai correndo pela escola avisando todo mundo que teu aluno está lendo, que aquele aluno que tinha alguma dificuldade, hoje te surpreendeu. Claro que ele vai te surpreender! Ele é um SER HUMANO e só faltava um pouquinho de VOCÊ na vida dele.
 Sim, você que é professora ou professor e que escolheu sê-lo porque AMA o outro e não porque é fácil dar aula, sabe e está neste exato momento sentindo tudo aquilo que senti na minha primeira vez como professora.
Você, que faz parte da história do teu aluno  e escolheu fazer parte da nossa história....
Muito obrigado!
OBS: Decidi escrever somente agora, porque agora eu encontrei as palavras certas!


Juliana Tessmann

Semana da Criança no CEI Passinho Inicial é pura diversão!!!!!!!


                                                                         "A criança é, por natureza, um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza e que não retém a dor."



































Volta às aulas